“Ser + Família Ser + Comunidade”
O projeto “Ser+ Família, Ser+ Comunidade” surge no âmbito da aprovação de uma candidatura da Cáritas Diocesana de Setúbal – Centro Comunitário S. Pedro ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 (POR Lisboa 2020), na Tipologia de Intervenção Desenvolvimento de Novas Estratégias Locais de Intervenção Social – Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social.
É um programa de intervenção em contexto familiar, com uma perspetiva ecológica que coloca a família enquanto parte integrante de uma comunidade, pressupondo assim a operacionalização de uma rede de parcerias comunitárias que se interligam e articulam para construir projetos de vida sustentáveis, que garantam condições de vida dignas, promovam a inclusão social e o desenvolvimento integral de todos os elementos da família.
Pretende assim, assegurar a igualdade de oportunidades, através da promoção de uma visão justa e sem preconceitos ou qualquer tipo de discriminação. Igualdade de oportunidades no acesso aos serviços de saúde, igualdade no acesso à educação, igualdade ao nível da mobilidade, igualdade no acesso a qualificação e a emprego.
O projeto tem como destinatários famílias multidesafiadas, residentes na União de Freguesias Poceirão/Marateca, Concelho de Palmela, beneficiárias de apoio social (Ação Social) que não beneficiem de outro tipo de intervenção familiar, constituídas por jovens/ adultos em idade ativa e crianças/jovens em idade escolar.
A comunidade destas freguesias caracteriza- se por um elevado número de famílias em situação de fragilidade/vulnerabilidade social, dificuldades ao nível da mobilidade e de acesso aos serviços, baixa escolarização, elevada taxa de desemprego e trabalhos precários/ sazonais com baixa remuneração. As respostas sociais existentes no terreno, não têm nas suas equipas um número de recursos humanos e técnicos que permita dar às situações sinalizadas uma intervenção mais intensiva e aprofundada. A experiência no terreno diz-nos que, para que seja quebrado este ciclo de exclusão social, é determinante a criação de projetos que tenham a possibilidade de intervir quer na melhoria das condições de vida das famílias, como também na sua capacitação ao nível das competências pessoais, sociais e profissionais.
Com mais recursos e mais tempo de intervenção dedicado a cada família poderemos criar uma ferramenta de inclusão social mais eficaz, que permita, às famílias, melhorar a sua capacidade de autonomia na resposta a situações adversas, diminuindo desta forma a sua dependência dos serviços.
Este projeto tem como equipa técnica uma Psicóloga, uma Educadora Social e uma Ajudante de Ação Direta. Esta equipa irá trabalhar intensivamente com as famílias durante 6 meses nas necessidades identificadas, e posteriormente, de uma forma menos regular acompanhará as famílias por mais 10 meses.
Tendo como peça central a operacionalização de uma rede de parcerias comunitárias, este trabalho de intervenção permitirá, em última análise, promover a inovação e o desenvolvimento de uma comunidade que se espera ser cada vez mais ativa e socialmente inclusiva.
No próximo dia 24 de junho, realizar-se-á o primeiro encontro com os parceiros que habitualmente trabalham com a Instituição. Conseguindo um trabalho de maior proximidade entre todos os intervenientes neste processo e uma efetiva parceria, articulação e interligação, estaremos a aumentar as possibilidades de apoio às famílias mais vulneráveis e iremos também criar dinâmicas que perdurem para além da execução do Projeto, no final de 2023.
“O sucesso nunca será alcançado por quem caminha sozinho, ele é um conjunto de detalhes especiais, construídos com competência, parceria, muito trabalho e amor…”
Oscar de Jesus Klemz