RENOVAR
“Renovar” …transformar em novo…ter novas forças…fazer com que fique melhor…reparar…melhorar e evoluir …foi assim que iniciámos o novo Projeto do Espaço de Apoio, Orientação e Atividades Lúdicas, do Centro Comunitário de S. Pedro que, dentro do espírito desta época tão especial, levou crianças, jovens e suas famílias a um caminho de reflexão e criação de projetos de mudança interior e exterior.
Durante algumas semanas, fizemos um percurso de autoconhecimento e de conhecimento do meio que nos rodeia, e assim, surgiram vários desejos de mudança pessoal, novos projetos realizados em família e ideias de renovação de alguns espaços do Centro.
As famílias também nos acompanharam neste caminho, contribuindo com as suas reflexões e fotos:
“O que queria que mudasse era ter meu próprio espaço com o meu filho e sermos os dois muito felizes.”
“Eu e o pai decidimos em conjunto em ajudar o nosso filho. Começámos a ouvi-lo mais, não castigar à mínima coisa que faz, brincamos e damos mais atenção. Temos notado melhorias no seu comportamento. (..) Nas últimas duas semanas tem trazido tudo azul, na escola o que nos deixa muito felizes. Notamos que anda mais calmo, mas como todas as crianças tenta sempre pisar o “risco” e umas birras. Mas nada como conversar com ele.”
“A nossa transformação de renovação foi quando chegámos aqui a Portugal. Tudo novo…aqui tudo se começa aprendendo a cada dia ser melhor, uma transformação em novo mundo, onde cada dia vamos conseguindo algo na vida. A experiência com as crianças está a ser incrível, essa transformação viva e real, nos ensina a ser uma família unida e feliz. Gratidão por nossas vidas aqui a se renovarem em Portugal.”
“Aqui em casa temos atenção a algumas renovações. Nos últimos tempos temos feito uma saída/passeio todos juntos, pelo menos uma vez por mês. Este tipo de atividades em família é de extrema importância, uma vez que nos leva a sair da rotina e a aproximarmo-nos uns dos outros. Também temos feito outras renovações de caráter mais difícil e, por isso, mais difíceis de concretizar, como por exemplo, a aquisição de hábitos alimentares que agradem a todos e a inclusão de membros mais novos na confeção das refeições e limpeza da casa. Esta prática aproxima todos os membros da família e ensina os mais novos a serem mais independentes.”
No dia 13 de Dezembro, recebemos as famílias no nosso Centro e, num importante momento de convívio, apresentámos o resultado deste maravilhoso trabalho conjunto.
Houve ainda espaço para que as famílias pudessem dar o seu contributo à campanha “10 milhões de estrelas” ,com a aquisição de uma vela, símbolo de paz e de empatia pelo outro, dando a quem mais precisa a oportunidade de se RENOVAR.
Agradecemos a participação de todos e a forma como mais uma vez as famílias se juntaram a nós na concretização deste projeto.
Desejamos a todos um FELIZ NATAL!!!