CARITAS, Semana de Formação 2024, Setúbal
No final do passado mês de Setembro, foi a Caritas Diocesana de Setúbal anfitriã da Semana de Formação Caritas 2024 que reuniu as Delegações das Caritas de todo o país, incluindo Ilhas.
A Sessão da Abertura protocolar realizou-se no salão da Casa de Nossa Senhora da Paz, no Bairro da Belavista, com a presença das entidades oficiais, nomeadamente os Presidentes das Câmaras de Setúbal e de Palmela que apoiaram o projecto, bem como da Presidente Regional da Segurança Social, do Bispo titular da Pastoral Social e do Vigário Geral da Diocese por impossibilidade do Cardeal-Bispo de Setúbal.
Os trabalhos iniciaram -se logo de seguida com as visitas dos Delegados às várias respostas sociais, completadas por um momento de debate e de partilha de experiências, após o que se assistiu a um apontamento musical pela “Banda Garum”, constituída por utentes em recuperação da situação de sem abrigo.
À noite, nos Paços do Concelho houve ainda um momento alto com a Conferência proferida pelo Bispo de Setúbal, Cardeal Dom Américo Aguiar que, tomando o lema da Formação, falou de “Caridade” e da responsabilidade de cada um pelo “outro”, apelando a todas as instituições sócio-caritativas, ou não, órgãos autárquicos e pessoas individuais a responderem de forma efectiva, ao desafio de “Cuidar de Todos”…
Fotografia Ricardo Pena
Ao longo da Formação, nas sessões de trabalho e work-shops, foram tratadas diversas situações e discutidos temas direcionados para os interesses e funções dos Colaboradores, com vista a melhorar sempre as práticas e as respostas prestadas.
É também de assinalar a Sessão de Encerramento pois, para além de um breve balanço das actividades e dos agradecimentos devidos a todos os envolvidos, conteve ainda uma excelente palestra-reflexão sobre um problema transversal de grande importância e actualidade: “Habitação – problemas e respostas, parceria Caritas/Autarquia”. Apresentada pelo Dr. Carlos Rabaçal, Vereador do Urbanismo e com larga experiência de projectos bem sucedidos nesta área, a exposição foi acompanhada com grande interesse e seguida de perguntas e respostas, apenas condicionadas pelo timing estabelecido. Foi um excelente final dos trabalhos neste grande encontro que se encerrou com a Missa celebrada pelo assistente da Caritas Diocesana de Setúbal, Padre José Manuel Teixeira de Abreu.
Falta referir que nem só com sessões de formação foram preenchidos estes dias: no final dos trabalhos, a partir aproximadamente das 17 horas, foi possível completa-los com convívios e programas turístico- culturais, apoiados pelas duas Autarquias, que proporcionaram aos visitantes momentos de lazer e algum conhecimento de Setúbal, de Palmela e da Arrábida, Serra e Mar.
Setembro 2024, Setúbal