Encontro “Ser+ Família, Ser+ Comunidade”
Realizou-se no passado dia 15 de Dezembro, no Centro Comunitário de Águas de Moura, o Encontro “Ser+ Família, Ser+ Comunidade” com o propósito de apresentar os resultados finais da implementação do Projeto de Intervenção Familiar “Ser+ Família, Ser+ Comunidade”, desenvolvido pelo Centro Comunitário de S. Pedro, um Equipamento Social da Cáritas Diocesana de Setúbal, localizado na União de Freguesias de Poceirão – Marateca, no Concelho de Palmela.
Resultado da aprovação de uma candidatura ao Portugal 2020 – Programa Operacional de Lisboa (Desenvolvimento de Novas Estratégias Locais de Intervenção Social – Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social) este Projeto, teve início em Junho de 2021 e terminou em Dezembro de 2023 e acompanhou de forma próxima e intensiva 17 famílias em situação de vulnerabilidade social, que criaram projetos de vida e concretizaram os seus objetivos com o apoio da Equipa do Projeto e dos vários Parceiros envolvidos.
Agradecemos por isso, mais uma vez à Câmara Municipal de Palmela, à União de Freguesias Poceirão- Marateca, ao Agrupamento de Escolas José Saramago, ao Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, à Casa Ermelinda de Freitas, ao Grupo Socio Caritativo de Poceirão e Marateca, ao IEFP de Setúbal e à Clínica Social Dentária D. Manuel Martins por toda a colaboração e trabalho de parceria realizado com o objetivo de quebrar barreiras no acesso aos vários serviços ( saúde, educação, emprego) e melhorar a inclusão social, a qualidade de vida e bem-estar destas famílias.
O Encontro “Ser+ Família, Ser+ Comunidade” foi um importante momento de divulgação dos resultados, contando também com a apresentação de um vídeo, que resume todo o processo de construção e implementação do projeto, terminando com os resultados e os importantes testemunhos das famílias. Todas estas informações constam também do Guia de Implementação do Projeto divulgado durante o Encontro e cuja construção, sendo uma das atividades propostas na candidatura, teve como objetivo tornar possível a replicação da metodologia por outras instituições. Durante a manhã houve ainda oportunidade para uma reflexão final acerca desta experiência inovadora de intervenção social, onde se analisou, com a colaboração dos parceiros, a possibilidade de replicação e/ou continuidade do Projeto no futuro, tendo-se concluindo que a eficácia desta metodologia justifica um esforço por parte da Instituição promotora e da parceria no sentido de implementar este acompanhamento familiar de proximidade com outras famílias vulneráveis da comunidade.