MENSAGEM-46.ºAniversário da Cáritas
Dia 1 de novembro de 2022, Setúbal está em festa, num dia histórico para a cidade, para a nossa gente, em especial para a nossa comunidade católica.
Peregrinam pelo nosso Rio Sado e pelas ruas da nossa cidade os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nª Srª Protetora do Povo Romano, que representam para todos nós, em particular para os jovens, o convite a ser testemunhas do Evangelho Vivo, sinal da fé, da esperança e caridade a serem levados a toda a humanidade.
Também uma representação de S. Francisco Xavier, este grande santo missionário e patrono do nosso Centro Social, se juntam à Procissão.
- Francisco Xavier entrou no Céu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho. Tantas foram que, se colocássemos numa linha as suas viagens, daríamos três voltas à Terra. São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões.
O Ícone de Nossa Senhora inspira-nos a não esquecer que Maria, como Mãe, está sempre presente no nosso caminho, na nossa vida e é Ela que nos impele a dizer sim a Deus, e a fazer-se em nós segundo a Sua vontade.
Maria é uma mulher de caridade, desafios e coragem não havendo limites de entrega à Sua confiança.
É neste confiar, nesta entrega aos outros, que a Cáritas nasceu, há 46 anos em Setúbal, pela mão do nosso saudoso Bispo D. Manuel Martins, homem de fé, de coragem, de desafios de afetos.
Ao longo desde 46 anos que hoje celebramos, a Cáritas tem realizado um trabalho de entrega aos mais pobres, estando atenta às suas necessidades e dando resposta aos mais desfavorecidos e marginalizados, lutando para que todos tenham uma vida mais digna.
Que na Cruz Peregrina e na presença deste ícone de Nossa Senhora aqui presentes, possamos, tal como Maria, levantar-nos e partir apressadamente ao encontro dos que nos esperam e que precisam da nossa caridade, para juntos abraçarmos os Seus sonhos, construir um mundo melhor, onde todos oiçam a nossa voz a gritar bem alto: Jesus vive e não Nos deixa sós.