Cáritas Diocesana estabelece protocolo com a Segurança Social para criar soluções de alojamento destinadas a pessoas “sem-abrigo”
Protocolo prevê o financiamento do projeto “Housing First”, que abrange 20 utentes sem habitação.
A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu na passada terça-feira, 15 de dezembro, no Centro Distrital de Setúbal do Instituto da Segurança Social, com a presença de D. José Ornelas Bispo de Setúbal, da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Domingos Sousa.
Os protocolos de financiamento assinados no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), têm como objetivo garantir soluções de alojamento nas tipologias “Housing First” (resposta mais permanente para habitação digna) e de “Habitação Partilhada” (alojamento com carácter transitório e temporário, visando a autonomização e reintrodução das pessoas no mercado de trabalho).
D. José Ornelas elogiou estas parcerias positivas e integradoras entre as instituições, reveladoras, na opinião do prelado, de que “podemos contar uns com os outros para resolver os problemas da comunidade.”
Desafiou os responsáveis da Segurança Social à sensibilidade, elemento central destes projetos, e para terem sempre presente o outro e “contarem com ele à sua mesa”, como referem inúmeras vezes os textos sagrados.
“Bem-haja a todos e que Deus abençoe o vosso trabalho”, concluiu o bispo diocesano.
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sublinhou que “a assinatura destes protocolos permite que estas pessoas possam retomar alguma da sua autonomia, fazendo parte de uma estratégia integrada de intervenção que tem sido desenvolvida junto desta população”.
A governante destacou ainda o trabalho da Cáritas que, desde o início da pandemia, colaborou permanentemente com o Ministério na procura de resposta às consequências sociais do confinamento.
Marcaram ainda presença o Coordenador da ENIPSSA, Henrique Joaquim, a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a vereadora do setor social da Câmara Municipal do Barreiro, Sara Ferreira, e a Diretora do serviço distrital da Segurança Social, Natividade Coelho.
Um outro protocolo foi assinado com a Associação NOS, do Barreiro, para apartamentos partilhados, e que irá abranger 11 pessoas.
Financiados pelo Governo, os protocolos foram assinados entre o Instituto da Segurança Social e as associações responsáveis pela implementação dos projetos.
JM
Fonte:https://diocese-setubal.pt
Deixar uma resposta