Exposição itinerante “Migração e Desenvolvimento” na Escola Secundária du Bocage
Integrada na programação das actividades da Semana Nacional da Cáritas, a Escola Secundária do Bocage, em Setúbal, acolhe a exposição “Migração e Desenvolvimento”, inaugurada no dia 9 de março, pelas 16h40 e que ficará patente naquele estabelecimento de ensino até ao dia 27 de março .
Na sessão de abertura estiveram presentes alguns elementos da Direcção da Cáritas Diocesana de Setúbal, nomeadamente o Presidente da Direcção, Engenheiro Domingos de Sousa que durante 45 minutos conseguiu captar a atenção de 60 jovens e respectivos professores pela apresentação do projecto de forma eloquente , interessante e didáctica.
A Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento” tem como objectivo desafiar o público mais jovem a reflectir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral.
Esta iniciativa conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, e poderá ser utilizada por todas as entidades que pretendam trabalhar e promover este tema junto dos mais jovens.
Partindo dos três pilares em que o projecto está assente e que sustentam a interligação entre Migrações e Desenvolvimento, esta exposição permite fazer uma reflexão entre:
Causas na origem das migrações forçadas;
Sociedades de acolhimento;
Contribuição dos migrantes/refugiados enquanto atores para o desenvolvimento dos países de origem, trânsito e destino.
A Exposição é composta por um conjunto de 8 roll ups duplos (frente e verso) e é também acompanhada por um roteiro de apoio (manual).
Deixar uma resposta