Abertura oficial da Semana Cáritas na Diocese de Setúbal em Palmela
Este ano foi a comunidade de Palmela que acolheu a abertura oficial da semana Cáritas na diocese, com Eucaristia presidida pelo Padre José Joaquim.
Estiveram presentes em representação da Cáritas Diocesana, membros da direção, diretoras de equipamento, funcionárias e voluntários.
No início, Otília Dias, membro da direção, leu uma mensagem subordinada ao lema deste ano, “Cáritas é Amor”, enquadrando o lema nos objectivos da semana e num apelo à vivência deste serviço tão nobre da Igreja em favor dos mais desfavorecidos, enunciando as múltiplas formas de o praticar.
O padre José Joaquim no acolhimento, na Homilia e na despedida, deixou palavras de gratidão pela importância do serviço da Cáritas Diocesana, do seu contributo na resolução de problemas sociais da paróquia e pela estima que tem pela dedicação dos que trabalham na instuição e para a instituição.
No ofertório cumpriu-se uma tradição da instituição – partilha fraterna de bens – representando cada um dos cinco equipamentos com respostas sociais. Estes alimentos destinam-se a apoiar as famílias da paróquia em situação de precaridade.
Antes da bênção final foi dada a palavra ao presidente da direção para, em nome da instituição, agradecer o acolhimento, as palavras de incentivo e gratidão pelo trabalho realizado ao serviço dos mais pobres, e aproveitou para fazer sentir o rigor com que a instituição gere e dedica aos mais pobres todo o apoio que é recebido com esse fim.
O padre José Joaquim fez ainda um apelo à comunidade para que participe e se empenhe no peditório público e no ofertório do próximo fim de semana, ofertas que a instituição dedica exclusivamente para ajuda aos pobres.
Cáritas Diocesana de Setúbal
Fonte: https://diocese-setubal.pt/
Deixar uma resposta