Venha ser uma Família de Acolhimento
A Cáritas Diocesana de Setúbal tem desde novembro de 2022 uma nova Resposta Social, o Acolhimento Familiar – Família do Coração.
Ser família de acolhimento é uma experiência enriquecedora, com múltiplos desafios, mas com muito mais recompensas.
Mude connosco o paradigma do acolhimento de crianças em Portugal.
Esta resposta social vai selecionar, formar e acompanhar famílias que vão acolher temporariamente uma criança em perigo.
A área de abrangência são os concelhos de Sesimbra, Palmela, Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
Porquê o Acolhimento Familiar?
Porque a família é o contexto mais adequado para o desenvolvimento das crianças, pela sua capacidade afetiva, cuidadora e securizante, promovendo uma vinculação segura indispensável para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
Quando as famílias de origem não dispõem de competências ou de alguma forma colocam as crianças em perigo, o sistema judicial intervém com a aplicação de uma medida de promoção e proteção, a qual pode passar por uma alternativa o mais semelhante ao meio natural de vida, tal como o Acolhimento Familiar.
O que é o Acolhimento Familiar?
O Acolhimento Familiar consiste na atribuição da confiança (pelo Tribunal ou Comissão Proteção Crianças e Jovens – CPCJ) de uma criança ou jovem a uma pessoa singular ou família que cuidará dela temporariamente.
Todas as crianças têm o direito de crescer numa família, mesmo que não seja a de origem, deve-se privilegiar por isso o acolhimento familiar sobre o acolhimento residencial, especialmente até aos 6 anos, devido ao risco deste último potenciar danos no desenvolvimento físico e psicológico, com impacto negativos na saúde, segurança emocional, identidade e competências da criança.
O bem-estar das crianças deve ser uma causa e uma responsabilidade de todos, por isso cuidar das crianças é cuidar e melhorar o futuro da sociedade.
A Cáritas como Entidade Enquadradora?
A imagem da Cáritas Diocesana de Setúbal, caracterizada pela idoneidade, respeito, solidariedade e pelo trabalho junto da comunidade, pretende inspirar a confiança necessária junto das famílias candidatas, que necessitam de sentir segurança quando se propõem a embarcar num projeto com esta dimensão humana.
O apoio da Instituição de Enquadramento tem uma relação diretamente proporcional ao grau de satisfação das famílias que aceitam este desafio.
“O amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte.”
Para mais informações contacte-nos pelo 265719590 ou pelo e-mail acolhimento.familiar@caritas-setubal.com ou consulte a brochura.