Programa Cáritas Setúbal
No próximo domingo – 5 de março – a Cáritas Paroquial da Cova da Piedade vai reunir e tem início, também, a Semana Cáritas uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal e que acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, no 3º domingo da Quaresma, este ano no dia 12 de março.
O tema da Semana: Cáritas – O Amor que transforma.
É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos.
Entre as atividades o destaque vai para o Peditório Público Nacional.
Entre os dias 5 e 12 de março, uma onda de voluntários e amigos da rede Cáritas espalha-se por todo o país apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade. Mas, seja na rua ou em formato online, todas e todos podem ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.
É preciso não esquecer que mesmo quando não podes dar o teu tempo, nós transformamos o teu donativo em AMOR
Concluímos com um texto retirado dos Apoftegmas dos Padres (Padres do Deserto):
Conta-se que dois amigos caminhavam juntos pelo deserto. Em certo ponto, discutiram, e um deu uma bofetada no outro. Aquele que foi esbofeteado sentiu-se ferido no seu orgulho, mas não disse nada e escreveu na areia: “Hoje o meu melhor amigo esbofeteou-me”.
Continuaram a caminhar até encontrar um oásis e ali decidiram tomar banho. Aquele que havia sido esbofeteado foi engolido pela água e pela lama, até quase se afogar. Mas o amigo salvou a sua vida. Então, aquele que escapou da morte escreveu numa rocha: “Hoje o meu melhor amigo salvou a minha vida”.
Surpreendido, perguntou-lhe: ‘Porque é que quando eu o esbofeteei você escreveu na areia e agora que salvei a sua vida você escreve na rocha?’.
E o outro respondeu: ‘Quando alguém lhe faz mal ou o fere, devemos escrever na areia, para que o vento do perdão possa apagar e levar embora aquilo que escrevemos. Mas, quando alguém nos faz bem, devemos gravá-lo na rocha para que nunca se apague.
Uma boa Semana Cáritas e uma boa caminhada quaresmal.