VII Dia Mundial dos Pobres – 17 e 19 de Novembro de 2023
“Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”
A Cáritas Diocesana de Setúbal assinalou o VII Dia Mundial dos Pobres nos dias 17 e 19 de novembro.
No dia 17 de novembro decorreu uma sessão entre as instituições socio-caritativas, Cáritas Diocesana de Setúbal (diversas respostas), Grupo Desportivo – Os Amarelos e YMCA (Young Men’s Christian Association), com partilha de testemunhos de técnicos, responsáveis e utentes.
O encontro terminou com um momento de Spoken Word realizado com a participação dos utentes.
O Dia Mundial dos Pobres é assinalado no 33.º domingo do Tempo Comum desde 2017. Foi estabelecido pelo Papa Francisco na sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, publicada a 20 de novembro de 2016. Este dia serve para que toda a cristandade centre o seu pensamento e oração nos mais desprotegidos e vulneráveis da comunidade.
No dia 19 de novembro, a Cáritas Diocesana de Setúbal celebrou na Sé de Setúbal, com o Sr. Cardeal Dom Américo Aguiar, o VII Dia Mundial dos Pobres com a mensagem do Papa Francisco «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar».
Na Eucaristia, o prelado lembrou a “situação de pobreza de tantos irmãos e irmãs que infelizmente, apesar de todo o desenvolvimento científico, tecnológico e económico, cola mais mulheres e homens à margem da sociedade”.
A liturgia do domingo apresenta no Evangelho a “Parábola dos Talentos”. Na sua homilia, o Bispo de Setúbal afirmou que a “parábola nos provoca” porque temos de entender que a cada pessoa o Senhor dá um projeto de vida. “Nós temos de ter sempre presente a pessoa na sua totalidade, para termos capacidade de resposta que respeite a pessoa na sua dignidade. Eu costumo chamar ter um plano pessoal de vida: todos mereciam ter esse direito”.
Lembrando o tema deste 7º Dia Mundial dos Pobres, «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7), D. Américo Aguiar lembrou a pergunta de Deus a Caim: “O que fizeste ao teu irmão?”.
“Eu estou convencido que é isso que vamos ser interrogados, no frente a frente final com Deus. O que fizeste aos talentos que eu te dei? O que fizeste às missões que eu te entreguei? Porque há quem coloque a render os seus talentos, mas há pessoas que guardam os talentos até ao encontro na eternidade”.
“Temos de fazer mais e dar mais. Temos de desencaminhar outros, temos que multiplicar estas bênçãos, estas graças por tantos outros que esperam um convite, um desafio, que Deus lhes entregue missões. Haverá espaço para arregaçar as mangas para aquilo que o Senhor nos pede. Os pobres não podem esperar pelas decisões, pelos nossos gestos e pelas nossas partilhas”, incentivou o prelado.
No final, a Cáritas Diocesana lançou a edição de 2023 da campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz”, da qual o Cardeal D. Américo Aguiar é embaixador este ano. Esta é uma ação focada no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal e que, simbolicamente, arranca no dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres.
“A Cáritas Portuguesa, com este Dia Mundial dos Pobres, lança a sua campanha “10 Milhões de Estrelas”, cujas receitas das velas vendidas durante este período, até janeiro, revertem a favor dos mais necessitados” explicou Paulo Valente da Cruz, presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal.
O momento foi assinalado simbolicamente no Largo da Sé, acendendo várias velas em formato de estrela, a “Estrela da Paz”