PROJETO SOLIDÁRIO A FAVOR DO CENTRO DE APOIO À VIDA – GRÁVIDAS E MÃES ADOLESCENTES DA CARITAS DIOCESANA DE SETÚBAL
O Soroptimist International – Clube de Setúbal promoveu no dia 25 de Novembro de 2021 um jantar/convívio realizado em parceria com a Casa da Baía, que contou com a presença do Senhor Presidente da Caritas Diocesana de Setúbal, Eng.º Domingos de Sousa, bem como de inúmeros convidados, e teve como principal objetivo a apresentação do projeto denominado SEWING THE FUTURE, TOWARD YOUNG MOTHERS EMPOWERMENT.
A Presidente do Clube Soroptimist de Setúbal, Maria do Rosário Barardo, fez uma breve alusão às comemorações dos 100 anos do Soroptimist International, que em 1921 foi fundado por um grupo de mulheres norte americanas de diferentes profissões, em Oakland, na Califórnia. Acrescentou, que este Movimento teve uma rápida expansão por todo o Mundo e encontra-se organizado em 5 Federações – Américas, Pacífico Sudoeste, Grã-Bretanha, África e Europa. Referiu, ainda, que os cerca de 70 000 membros que integram este Movimento têm pautado a sua ação pela defesa de um serviço à Comunidade em diversas áreas – Educação, Empoderamento, Violência contra as mulheres, Saúde, Alimentação e Ambiente e Sustentabilidade.
Salientou, ainda, que as Soroptimistas representam uma verdadeira voz universal e transformam a vida e o status de mulheres e meninas através da educação e capacitação.
Referindo-se ao Clube Soroptimist de Setúbal, constituído em 1994, destacou o trabalho desenvolvido há 27 anos através de vários e importantes projetos, quer na Comunidade de Setúbal, quer em muitas outras zonas e mesmo além fronteiras.
Foi, ainda, relembrado pela presidente do Clube Soroptimist de Setúbal que, entre o dia 25 de Novembro – Dia Internacional para a eliminação da violência contra as Mulheres – e o dia 10 de Dezembro – Dia dos Direitos Humanos – decorrerão os 16 dias de campanha contra a violência de género, e que mundialmente são desenvolvidas várias iniciativas de ativismo para alertar para este flagelo.
O Soroptimist International encoraja todos a apoiar e assinalar este projeto da ONU, denominado ORANGE THE WORLD.
Alexandra Costa, soroptimista do Clube de Setúbal e Diretora de Programas na União Soroptimist de Portugal, referiu que o projeto SEWING THE FUTURE, TOWARD YOUNG MOTHERS EMPOWERMENT, que reverte a favor do “Centro de Apoio à Vida – grávidas e mães adolescentes”, do Centro Social Nossa Senhora da Paz, da Caritas Diocesana de Setúbal, foi aprovado e cofinanciado pela Federação Soroptimist da Europa.
Acrescentou, que esta ação solidária consiste na aquisição de máquinas de costura e consumíveis, bem como no apoio à formação das jovens utentes. Para além da componente formativa que caracteriza este projeto, ao proporcionar aprendizagens na área da costura, contribuirá para o desenvolvimento de competências práticas para a integração profissional. Destaca-se, também, pela vertente social de combate à solidão, ao permitir a criação de laços de convívios e de entreajuda. Também será um contributo válido para que essas jovens se sintam úteis, amadas, cuidadas e protegidas. Através desta aprendizagem as jovens poderão caminhar para a conquista da sua autonomia financeira e a estabilidade emocional permitirá que cuidem dos seus filhos.
A implementação de projetos nas comunidades locais, com o desenvolvimento de parcerias, é a forma de atuação do Soroptimist International e, neste caso em particular, pretende melhorar a vida das jovens mães, que ao costurarem peças úteis à comunidade, que as poderá adquirir, sentirão naturalmente o sorriso de vitória pelas competências conquistadas.
Esteve também presente neste encontro a Coordenadora do Núcleo de Santarém da “Ajuda de Mãe”, Sofia Tormenta, que apresentou o seu projeto REUSE BY AJUDA DE MÃE, através de um vídeo com testemunhos das mães utentes do atelier onde se desenvolve este negócio social. Transmitiu-nos os saberes adquiridos ao longo do funcionamento do projeto de costura, muito procurado pelas mães residentes em toda a região, e falou das mais-valias e competências integradas que são obtidas pelas suas utentes.
A Diretora Técnica do Centro Social de Nossa Senhora da Paz, Carla Carvalho, fez uma apresentação, que incluiu um elucidativo vídeo sobre o relevante trabalho desenvolvido no Centro de Apoio à Vida, a que se destina o projeto SEWING THE FUTURE, TOWARD YOUNG MOTHERS EMPOWERMENT, com testemunho de várias jovens mães que permanecem no Centro, e que poderá agora, após obras de beneficiação, proporcionar o alojamento a nove jovens mães e seus filhos.
A terminar, o Presidente da Caritas Diocesana de Setúbal manifestou o interesse pelo projeto apresentado e realçou todas as valências desenvolvidas na Caritas Diocesana de Setúbal, apontando as acentuadas carências que estão em crescimento exponencial na comunidade local.
Referiu o esforço que está a ser feito para melhorar as respostas sociais, na qualidade dos serviços e na procura da sustentabilidade. Explicitou, também, a actuação da Caritas Diocesana, enquadrando a nível nacional e Internacional, e falou da relação da Instituição na Sua outra vertente da acção social na diocese e a relação com as paróquias na atribuição de apoios às necessidades identificadas e para as quais se não fosse a Caritas não haveria resposta.
Abordou, ainda, a forma como a Caritas consegue fazer face às necessidades e como gere, quer o orçamento das respostas sociais, quer o orçamento da acção social.
O Presidente da Caritas Diocesana de Setúbal finalizou a sua intervenção relacionando o centenário do Movimento Soroptimist com os 45 anos da Caritas Diocesana
O Clube Soroptimist de Setúbal.