Notícias do Centro Comunitário de S. Pedro
Chegámos ao fim de mais um ano letivo…para trás fica um caminho de muitos desafios, mas também de muitas aprendizagens que, sem os obstáculos que encontrámos, não seriam possíveis.
O Espaço de Apoio, Orientação e Ocupação de Tempos Livres conseguiu adaptar-se às novas exigências e continuar a cumprir a sua função de promover um desenvolvimento saudável e integral das crianças e jovens e consolidar o seu percurso escolar, através de atividades lúdicas e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, avaliação e acompanhamento psicológico e apoio pedagógico.
Seguindo o lema que adotámos – “Nós somos 49% de conhecimento e 51% de carácter”, terminámos o ano com uma atividade de desenvolvimento pessoal e social “Vamos ser mais”, que consistia em realizar um caminho de autoconhecimento e de estabelecimento de objetivos pessoais que permitisse a cada um, de acordo com uma avaliação de pontos fortes e aspetos a melhorar, conseguir ser mais…otimista, grato, entusiasmado, empático, equilibrado e controlado, determinado, confiante ou resiliente! Neste caminho contámos com a colaboração de duas jovens que partilharam com os restantes, saberes na arte de construir fantoches, que se viriam a tornar as personagens principais das histórias criadas com inspiração no percurso que cada um realizou. De tudo isto, resultou uma semana de apresentação de trabalhos, que deu um toque diferente ao nosso final de ano letivo.
O Projeto de Educação para a Saúde “A vida é assim”, desenvolvido, desde 2003, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Saramago e o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, terminou mais um ciclo de quatro anos, em que acompanhou um grupo de cerca de 40 alunos, do 1º ao 4º ano de escolaridade. Também aqui os desafios foram acrescidos e a nossa resiliência foi várias vezes posta à prova!! Conseguimos concluir o projeto com a certeza de que cumprimos os nossos objetivos – contribuir para a promoção da saúde e do desenvolvimento global – social, psicológico e físico -destas crianças, promover a sua autorresponsabilização pela sua saúde, potenciando estilos de vida saudáveis e prevenindo comportamentos de risco.
Em Julho, os dias foram animados pelo “Sabor a Férias XX”, a nossa Colónia de Férias de Verão que nasceu em 2001 e desde então, todos os anos, traz à crianças e jovens da freguesia, um conjunto de atividades lúdicas e de novas experiências. Ainda que limitados, pelo segundo ano, devido à pandemia, conseguimos adaptar o funcionamento da colónia e, de forma segura, desenvolvemos atividades de expressão plástica e artística, jogos de exterior, cinema, culinária – que belos gelados comemos! – experiências, jogos de água e muita brincadeira. Foi muito bom…mas chegou ao fim!!
Mas nem só de fins é feito este “Notícias do Centro”, o Projeto de Intervenção Familiar “Ser + Família, Ser + Comunidade” teve início em Junho e será desenvolvido, no âmbito do Programa Operacional Portugal 2020, até 2023. Estes primeiros meses de trabalho têm sido muito intensos e muito ricos em aprendizagem para a equipa que o constitui, que tal como as famílias e a comunidade tem também o desafio de , todos os dias, “ser +”, pois acreditamos que só dando + , criando + relações de proximidade e + redes de apoio na comunidade, poderemos quebrar de forma eficaz as barreiras com que estas famílias se deparam e o ciclo de exclusão social. Após a criação de novos projetos de vida, as últimas semanas têm sido dominadas por : respostas às necessidades básicas das famílias, com o apoio, ao nível de bens alimentares, do Grupo SócioCaritativo da Paróquia de S. Pedro da Marateca e dos primeiros padrinhos “Ser+”; ações de mediação entre as famílias e os parceiros do Projeto na área da saúde – ACES Arrábida , educação – Agrupamento de Escolas José Saramago e emprego – IEFP de Setúbal; avaliação de necessidade de melhorias ao nível da habitação – Casa Ermelinda Freitas “Projeto A Vida de um Vinho” , contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta da União de Freguesias de Poceirão Marateca. Num território com uma diminuta rede de transportes, o apoio à mobilidade destas famílias – Ser + Mobilidade- tem-se mostrado uma necessidade permanente e tem permitido melhorar bastante o acesso aos serviços, nomeadamente a serviços de saúde, garantindo desta forma a prestação de cuidados a este nível; este apoio tem também sido determinante para o acesso ao emprego, permitindo assim que alguns dos elementos destas famílias tenham conseguido altera a sua situação profissional, estando neste momento a trabalhar e a garantir que poderão começar a contribuir, de forma ativa e autónoma, para a obtenção de condições de vida dignas para as suas famílias.
Gostaríamos de agradecer a todos aqueles de, de alguma forma, já colaboraram com este Projeto e, no âmbito da atividade “Ser + Padrinho”, lançar um apelo a todos os que se queiram juntar a esta rede de apadrinhamentos, para que juntos, possamos contribuir para a concretização dos projetos de vida, prevenindo e minimizando situações de risco, melhorando as condições de vida e promovendo um maior equilíbrio e autonomia destas famílias.
A assim terminamos mais um “Notícias do Centro”, com a certeza de que…
“O sucesso nunca será alcançado por quem caminha sozinho, ele é um conjunto de detalhes especiais, construídos com competência, parceria, muito trabalho e amor…”
Oscar de Jesus KlemzAssim
Centro Comunitário de S. Pedro
Estrada Nacional nº10 Cajados
Águas de Moura
Deixar uma resposta