“NA PARTILHA NÃO HÁ DISTÂNCIA!”: Diocese de Setúbal lança campanha de solidariedade para apoiar pessoas afetadas pela pandemia
D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, apela à participação de todos na partilha fraterna através do donativo ou da colaboração nos serviços paroquiais de apoio aos mais fragilizados.
Torne-se próximo de quem mais precisa. Num período em que somos forçados a estar socialmente distantes, para garantir a saúde de todos, somos chamados a permanecer próximos daqueles que se encontram particularmente vulneráveis no tempo que vivemos.
A crise socioeconómica provocada pela pandemia de Covid-19 tem atingido muitas famílias que ficaram privadas dos seus rendimentos. Em toda a Igreja de Setúbal, as paróquias e instituições a ela ligadas registaram um aumento de 24% do número de pedidos de ajuda desde o início da pandemia, com os Centros Sociais Paroquiais, grupos sociocaritativos e outros voluntários a apoiar, neste momento, cerca de 5.800 famílias, o que corresponde a mais de 17 mil pessoas à procura de apoio para bens de primeira necessidade… E o número não para de crescer.
A pandemia está a ter consequências económicas dramáticas para inúmeras famílias e para as nossas paróquias, especialmente as menos capazes economicamente. As portas das nossas igrejas vão estar abertas para a oração e as celebrações da fé, mas também para a partilha e a caridade. Peço muito encarecidamente que olheis com coração de misericórdia para as inúmeras famílias que passam por graves carências dos bens mais elementares”, refere o Bispo de Setúbal na sua última nota pastoral a propósito do reinício das celebrações comunitárias nas Igrejas.
Inspirada no lema “Partilha-te”, tema do ano pastoral, agora vivido à distância devido ao quadro pandémico, a Diocese de Setúbal lança uma campanha de solidariedade para angariação de fundos, de forma a que este apoio não falte e possa continuar a chegar a quem dele mais necessita.
Os fundos angariados para esta campanha revertem para os serviços sociocaritativos de apoio aos que estão a ser mais atingidos por esta crise, para que ninguém seja deixado sozinho.
A partilha fraterna de cada um, pode ser feita de duas formas:
- Colaboração com as Paróquias da Diocese de Setúbal, de forma a colmatar as necessidades verificadas em cada comunidade (ex. alimentos ou outros bens, donativos, voluntários, etc.);
- Donativos via transferência bancária para uma conta gerida pela Cáritas Diocesana de Setúbal – PT50 0018 0003 52185113020 84 – destinada a complementar a ajuda fornecida pelas paróquias.
Contando com a coordenação diocesana da Cáritas de Setúbal e a colaboração da Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas e outros grupos, a Diocese está atenta à realidade difícil pela qual muitas famílias estão a passar e continua a trabalhar para que todos os que estão em situação de maior vulnerabilidade possam superar com dignidade e solidariedade os efeitos da pandemia.
Fonte:https://diocese-setubal.pt/
Deixar uma resposta