Implementação de Psicoterapia Emocional na Cáritas Diocesana de Setúbal – Centro Social São Francisco de Xavier.
O Centro Social S. Francisco Xavier tem vindo a desenvolver um processo de adequação da sua intervenção, quer através da sua intervenção psicossocial junto da comunidade envolvente, pela implementação e desenvolvimento de atividades junto aos seus beneficiários, sem perder de vista a consolidação, dinamização e cooperação mais coerente e articulada com outros organismos, entidades públicas e privadas.
Para dar resposta a esta necessidade, iniciaram-se no Centro Social São Francisco de Xavier em fevereiro de 2020 os grupos de psicoterapia emocional , tendo sido interrompidos em março devido ao COVID-19.
O trabalho foi retomado em setembro com uma periocidade quinzenzal.
Os grupos são para os beneficiários do CSSFX e contam com a presença do muito estimado Prof. Dr. Domingos Neto, psiquiatra com vasta experiência em Portugal, tendo sido Diretor do CRAS de Lisboa, fundado mais do que uma comunidade terapêutica, atual Diretor do Internamento para álcool, drogas e perturbações emocionais na Clínica do Senhor da Serra e Presidente da Associação Portuguesa de Psicoterapia Emocional – Psicoterapia Bonding (APPE-BE) e Presidente da European Association for Bonding Psychotherapy e da Dr.ª Jessica Duarte, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Associação Portuguesa de Psicoterapia Emocional-Psicoterapia Bonding.
No Centro Social S. Francisco de Xavier, existem duas respostas sociais, uma (Saber vIver cada diA), para pessoas seropositivas, doentes com Sida e suas famílias, e a outra (Tornar a Ser), para pessoas sem-abrigo. Associado a estas problemáticas de saúde e sociais, estão pessoas adultas com necessidades de acompanhamento heterogéneas, apresentando problemáticas do foro da Saúde Mental, abuso e dependência de substâncias e co morbilidade.
Os grupos de psicoterapia emocional visam proporcionar um processo psicoterapêutico de grupo que responda às suas necessidades emocionais e perturbações que têm na sua origem a falta de satisfação das necessidades psicossociais básicas neurobiologicamente condicionadas” (APPE-PB), utilizando um tratamento realizado por meios psicológicos e que obedece a critérios técnicos e teóricos estáveis, bem como a aplicação de procedimentos e técnicas baseadas na investigação e evidência científicas (OPP).
O trabalho desenvolvido tem permitido fazer um levantamento das potencialidades dos grupos alvo e suas necessidades reais, bem como suas vulnerabilidades, expondo a escassez de recursos, bem como intervenções ao nível da sua saúde mental, tanto pela morosidade ao nível do encaminhamento, limitados recursos nem sempre acessíveis, como insuficientes ofertas de tratamento e intervenções no âmbito da saúde mental, que possam promover uma maior integração da pessoa no seio da comunidade onde vive.
O trabalho de equipa que se pretende articulada no seio da equipa técnica multidisciplinar, é constituído por vários técnicos com formações específicas distintas que se debruçam sobre uma mesma realidade, avaliam e procuram respostas para as situações de carência e disfuncionalidade diagnosticadas.
Breve descrição do Centro Social S. Francisco Xavier e motivação para a Implementação de Psicoterapia Emocional na Cáritas Diocesana de Setúbal
Deixar uma resposta