NO CENTRO COMUNITÁRIO DE S. PEDRO … VAMOS FALAR SOBRE…
DETERMINAÇÃO E RESILIÊNCIA foi o tema de reflexão…
No tempo dedicado ao SER refletimos sobre algumas questões: És determinado? Quando as coisas não correm bem, continuas e tentas ultrapassar os obstáculos ou desistes? O que te faz desistir? O que sentes quando fracassas? Em que costumas errar? Quais são os teus objetivos e sonhos? O que podes fazer para os alcançar?
Concluímos que não é fácil ser determinado e que a nossa determinação depende muito do contexto e dos nossos interesses. Percebemos também, que é importante ter objetivos, mas que, não costumamos pensar muito sobre isso no nosso dia-a-dia. Descobrimos ainda uma palavra nova – RESILIÊNCIA – Não desistir apesar dos obstáculos, continuar, ser capaz de ultrapassar as dificuldades para conseguir atingir o nosso objetivo.
“EU QUERO! EU POSSO! EU CONSIGO!” foi o mote para um trabalho individual de estabelecimento de objetivos pessoais e escolares/profissionais. Cada jovem foi convidado a refletir e registar os seus objetivos e o que terá que fazer para conseguir alcançá-los. Aqui ficam alguns dos objetivos traçados:
Objetivos pessoais (SER) “Ser um melhor filho”, “Ser menos frágil e mais corajoso”, “Ser menos tímido e participar mais” …
Objetivos Escolares/Profissionais (SABER) “Passar de ano”, “Ir para a faculdade para ser pediatra”, “Ser jogador de futebol”, “Tirar o curso de Psicologia”…
Tendo em conta o papel determinante que a família pode ter neste percurso de crescimento, os jovens foram convidados a partilhar a sua reflexão com os pais /encarregados de educação, para que juntos, e com muita determinação e resiliência, possamos caminhar até que cada um consiga alcançar a sua meta!
Com os mais pequeninos a reflexão centrou-se nos comportamentos do dia-a-dia e no estabelecimento de um objetivo que os ajude a melhorar em alguma área. “Eu prometo… fazer a letra mais pequena… não falar tanto nas aulas… trabalhar… não me meter em brigas… não me assustar tanto com as lutas na escola…” Percebemos que é difícil estabelecer objetivos e concretizá-los e que, se não quisermos melhorar de verdade, nos vamos esquecer facilmente das nossas promessas e desistir!
E é desta forma, cada vez mais determinada, reforçando estas e todas as outras forças de caráter de que já falámos – entusiamo, curiosidade, determinação e resiliência – que as nossas crianças e jovens têm vindo a trabalhar, semanalmente, no tempo dedicado ao SABER, realizando os trabalhos escolares ou criando projetos do seu interesse, avaliando no final o seu desempenho e refletindo sobre formas de melhorar.
QUERER É PODER … NÃO DESISTIR ATÉ CONSEGUIR!!
Deixar uma resposta