Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reuniu-se em Fátima de 24 a 25 de Novembro
O Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reuniu-se no Consolata Hotel, em Fátima no sábado dia 24 de novembro tendo terminado à hora de almoço do dia 25 de novembro. Este encontro é estatutário, estando presentes os 20 Presidentes (ou seus representantes) das Cáritas Diocesanas de todo o país e alguns membros das suas Direções, e teve como principal foco a análise e planeamento da ação da Cáritas em Portugal.
Da ordem de trabalhos constou a apresentação dos planos de atividades, calendário e orçamento provisional para o ano de 2019 e a apresentação de alguns dos principais projetos que irão ser desenvolvidos durante o próximo ano. Para além disso, houve a intervenção de alguns convidados.
A sessão de abertura dos trabalhos teve inicio às 10:00 e contou com a participação de D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que presidiu ao Conselho Geral. Das breves palavras que dirigiu, salienta-se a mensagem de que “a Cáritas é a presença da Igreja na Sociedade e no Mundo. … A Cáritas funciona em rede e expressa o que a Igreja é: comunhão. … Esta comunhão-união deve aperfeiçoar-se cada vez mais. … Sem deixar de respeitar a autonomia de cada Cáritas, a comunhão na missão de todas as Cáritas é um testemunho importante para o nosso tempo” sublinhou D. José Traquina. De entre os objetivos para 2019 D. José Traquina salientou dois aspetos principais: “a atenção pelos estrangeiros em Portugal e a promoção pela Casa Comum no mundo em que habitamos”. Para D. José Traquina o grande desafio é tornar presente Deus no mundo e deixou o desafio: “Assumamo-nos como verdadeiros discípulos-missionários deste Amor de Deus no mundo. É esta a missão da Igreja, é esta a missão da Cáritas, para o mundo em que vivemos possa ser uma terra de irmãos, um mundo de paz.”
Antes do jantar, assistimos a Eucaristia na Capela do Hotel no horário habitual da missa vespertina da comunidade, tendo presidido o Sr. Padre José Manuel Pereira de Almeida, Assistente Eclesiástico da Cáritas, concelebrando com o Sr. Padre Luís Costa, Presidente da Cáritas de Coimbra, onde 15 Cáritas receberam o círio da luz que irão levar para as suas Dioceses e dar início à campanha dos 10 Milhões de Estrelas. No fim, todas as Cáritas Diocesanas receberam duas ofertas que veio do Vaticano: dois quadros dos Santos S. Paulo VI e de um do mais jovens Patronos da Cáritas, S. Oscar Romero (conjuntamente com São Martinho de Porres e Santa Madre Teresa de Calcutá).
Depois do jantar, para quem quis estar presente, tivemos a surpresa de poder ouvir o secretário geral da Caritas Internacionalis, Michel Roy, numa intervenção com o tema “A Cáritas face aos desafios do mundo contemporâneo”. Nesta reflexão foram abordados temas como o Motu Proprio e sua aplicação, a rede Cáritas nacional e internacional (importância do seu fortalecimento e da partilha de experiências) e os standards de gestão da Caritas Internationalis como ferramenta essencial.
No domingo foi a vez de ouvirmos o eurodeputado José Manuel Fernandes com o tema “Portugal no contexto da Europa – mecanismos de financiamento europeus para a ação da Cáritas”.
Deixar uma resposta