Em Setúbal reflecte-se sobre «CUIDAR DA CASA COMUM»
Integrado na Semana Cáritas decorreu, no passado dia 2 de Março, na Escola de Hotelaria de Setúbal, uma Conferência/debate como tema «Cuidar da Casa Comum», uma iniciativa da Cáritas e da Comissão Justiça e Paz da Diocese.
A intervenção inicial, a cargo de Viriato Soromenho – Marques, Professor Catedrático e especialista reconhecido em questões relacionadas com o ambiente, versou a necessidade de defender a casa comum na era da crise ambiental. Começou por referir as raízes da Encíclica «Laudato Si», sem esquecer o contributo do S. Francisco de Assis, a Encíclica «Pacem in Terris», intervenções de Paulo VI e, naturalmente, a grande contribuição do actual Papa Francisco. Num ponto seguinte abordou as questões referentes às alterações climáticas e a crise global do ambiente, referindo estatísticas e exemplificando com vários exemplos. Na parte final apresente sete princípios para Habitação Comum e Inclusiva da Terra: Humildade (aliada à prudência), solidariedade entre gerações, Responsabilidade pelo futuro, Natalidade, Cooperação Compulsiva, Moderação Voluntária e Comunidade Inclusiva. Terminou com a leitura da «Laudato Si» : A práxis na Ecologia integral.
Seguiu-se a intervenção do representante da comunidade Islâmica, Sheiklh Zabril Edriss, que fez diversas citações do Corão em que as preocupações de defesa do ambiente eram evidentes e explicitou algumas exigências que são dirigidas aos crentes para respeitar a «Terra» e tudo e nela existe.
Falou seguidamente o Pastor Evangélico Brissos Lino que fez referências sobre textos bíblicos do Novo e Antigo Testamento, onde as questões de defesa do ambiente estavam explicitas. Lembrou ainda exemplos da prática da sua comunidade religiosa.
Terminou o conjunto de intervenções iniciais o Padre Franciscano, Frei Araújo que fez uma leitura do Cântico Louvado sejas meu Senhor de S. Francisco de Assis e apresentou aspectos da posição actual da Igreja Católica no «Cuidar da Casa Comum».
Houve lugar a um debate com a assistência: perguntas e troca de opiniões. O moderador da sessão, António Soares referiu a re-edição, recente, do relatório do grupo de trabalho , coordenado por Maria de Lurdes Pintasilgo, publicado há uns anos, mas muito actual – Cuidar do Futuro – aconselhando a sua leitura. Também referiu a existência da rede «casacomum.pt» da qual fazem parte diversas instituições e a proposta de constituição de focos de conversão ecológica.
Deixar uma resposta