Cáritas Diocesana voltou a receber Chama da Solidariedade
A Chama da Solidariedade que começou a percorrer o Distrito de Setúbal em Julho de 2017, tendo sido entregue à Cáritas Diocesana, onde esteve no mês de Agosto e percorreu quase todos os equipamentos, voltou à instituição. Foi recebida nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal e entregue, na primeira semana de Setembro de 2017, na Amora.
Percorridas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito, e por vontade da direção da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal (UDPISS), a Cáritas Diocesana voltou a recebê-la no passado dia 08 de junho, entregue pela Direção da Associação de Socorros Mútuos, encerrando-se o ciclo com a celebração da Eucaristia na capela da Instituição, na sua sede em São Francisco Xavier.
Este foi um dia marcante porque associou a realização do Encontro Nacional de Cooperação e a Igreja festeja, liturgicamente, o Sagrado Coração de Jesus, dom Inefável da Misericórdia Divina, que também se combina com o movimento de Solidariedade para o qual se quis despertar com esta iniciativa inédita da UDIPSS de Setúbal.
A Eucaristia foi presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas e concelebrada pelo Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Padre Lino Maia.
O Bispo diocesano afirmou, na ocasião, que é no coração que estão os afetos e a memória inteligente da bondade e do querer que se deseja, que também se manifestou na vida pública de Jesus e confirmou depois dando-se de todo e por todos numa atitude de entrega total e gratuita, que para nós Cristãos é um exemplo, um estímulo e um guia que nos orienta e ensina, fazendo que sejamos fiéis seguidores e cumpridores das Obras de Misericórdia.
D. José Ornelas fez a ligação entre este movimento de solidariedade, que mobiliza tantas instituições, e o papel da Cáritas e demais instituições da Igreja ao serviço dos mais necessitados, um dom de gratuitidade que parte do coração.
No início da celebração o presidente da Cáritas diocesana agradeceu a disponibilidade do Senhor Bispo, da direção da CNIS, a presença direção da Associação de Socorros Mútuos, da Conferência de São Vicente de Paulo e também da representante da Junta de Freguesia. Agradeceu ainda o trabalho realizado pelas colaboradoras e voluntárias da Cáritas que prepararam com detalhe a recepção e entrega da chama e organizaram a celebração da Eucaristia.
No dia seguinte, 09 de junho, encerrou-se esta iniciativa com a entrega, por parte da Direção e colaboradores da Cáritas Diocesana, que em cortejo se dirigiram para o Largo José Afonso, onde decorreu a Festa da Solidariedade e onde o presidente da Cáritas Diocesana entregou ao Presidente da UDIPSS de Setúbal, Fernando Sousa, a Chama da Solidariedade para encerramento das comemorações, com a presença de várias entidades.
A Cáritas Diocesana sente-se honrada com esta distinção.
Eng.º Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal
Fonte: https://diocese-setubal.pt
Deixar uma resposta