“Campo de Verão” Poceirão e Marateca – Festa de Encerramento
No passado dia 18 de Agosto de 2018, realizou-se a Festa de Encerramento do “Campo de Verão” Poceirão e Marateca, na Escola José Saramago.
Este “Campo de Verão” organizado pela Associação “Just a Change” entre os dias 8 e 18 de Agosto, surgiu no seguimento do Protocolo estabelecido entre esta Associação, a Cáritas Diocesana de Setúbal, a Câmara Municipal de Palmela, a União de Freguesias de Poceirão e Marateca e o Agrupamento de Escolas José Saramago.
No que se refere à Cáritas Diocesana – Centro Comunitário de S.Pedro, este Protocolo foi assinado no âmbito do Projeto Solidário “A Vida de um Vinho” (financiado pela Casa Ermelinda Freitas), que tem vindo a realizar obras de melhoramento em habitações degradadas e sem condições de habitabilidade, de famílias que vivem em situação de pobreza e de exclusão social, na União das Freguesias de Marateca e Poceirão.
A Associação “Just a Change” organizou todo o trabalho e realizou grande parte com a colaboração de jovens voluntários. A Câmara Municipal fez um donativo para apoio no pagamento das refeições. A União de Freguesias garantiu o apoio logístico e colaborou na Festa de Encerramento e o Agrupamento de Escolas cedeu a Escola José Saramago para o alojamento dos voluntários. Contamos, ainda, com a colaboração de Empresas e Pessoas a titulo individual.
Na Festa de Encerramento, estiveram presentes todos os Parceiros envolvidos no Protocolo, nomeadamente a Secretária da Direção da Cáritas Diocesana de Setúbal, Dra Otília Dias,o Vereador da Divisão de Educação e Intervenção Social da Câmara Municipal de Palmela, Dr Adilo Costa, um elemento representante do Executivo da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, António Viegas e a Diretora do Agrupamento de Escolas José Saramago, Maria Saramago. Contámos com a participação dos Voluntários, dos técnicos que acompanharam o desenvolvimento do Projeto e das famílias beneficiárias das intervenções realizadas.
A Festa consistiu num momento de convívio à volta da mesa, com churrasco e música, seguido da apresentação de um pequeno filme com imagens das casas selecionadas, em três momentos (antes, durante e depois), ouvimos o parecer dos Parceiros e o testemunho de dois jovens Voluntários. Foi um momento de emoção!
“Aquele que tem Caridade no Coração tem sempre qualquer coisa para dar” – Santo Agostinho
Deixar uma resposta