EVENTO INTERCULTURAL PARTILHAR A VIAGEM, PARTILHAR HISTÓRIAS DAS VIAGENS
A Cáritas Diocesana de Setúbal promoveu no passado dia 21 de Outubro um evento intercultural, na Paróquia de N.ª Senhora da Conceição, no âmbito da Iniciativa Partilhar a Viagem, proposta pelo Papa Francisco.
O Senhor Bispo abriu a sessão e dirigiu palavras adequadas ao momento e ao evento e ao significado que tem para todos os Homens do Nosso Tempo, esta e outras iniciativas que visam acolher, ajudar, integrar e encaminhar os que vêm ao nosso encontro.
Chamou a atenção de todos e da missão que têm os historiadores, que olhando para a nossa história, do povo que somos e de que povos descendemos, deverão fazer pedagogia para que haja maior abertura de espírito e sejamos mais solidários com os que por variadas razões fogem dos seus países à procura de segurança e até de sobrevivência, porque afinal vivemos numa casa que é comum.
Seguiu-se o espetáculo apresentado pelo locutor Graciano Guerreiro, com poesia, coros nacionais de infantis e de adultos, de Moldavos, Fados, um duo de Cabo Verdiano e Guineense. O testemunho da Jovem Síria refugiada tocou profundamente os corações de todo(a)s.
De seguida Eugénia Costa diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações e Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, foram ao palco para entregar a Domingos de Sousa, presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, a mala que viajará pela Diocese recolhendo testemunhos de Migrantes e depois partirá para outras dioceses.
A cantora brasileira Lena Machado, que também é dirigente da Cáritas do Brasil, esteve em digressão pela Europa, passou por Roma onde atuou no espetáculo realizado na Véspera de canonização dos sete Santos, entre os quais São Óscar Romero, patrono da Cáritas, brindou os presentes com uma excelente atuação e canções maravilhosas.
No final Domingos de Sousa explicou as razões da iniciativa da Cáritas Diocesana, agradeceu o apoio de todo(a)s quantos participaram na organização, à paróquia na Pessoa do Senhor Padre Constantino Alves, à Obra Católica das Migrações e à Cáritas Portuguesa, que nas pessoas dos seus responsáveis máximos que deram o seu contributo e colaboraram com a Cáritas Diocesana para que o Evento tivesse tanto brilho.
Agradeceu ainda a todo(a)s o(a)s presentes que aderiram enchendo a sala e deu a Palavra ao senhor Vereador Pedro Pina, que em nome da Senhora presidente da Câmara Municipal de Setúbal agradeceu o convite e enalteceu a importância da iniciativa e o trabalho da Cáritas Diocesana.
Deixar uma resposta